Local: São Roque, São Paulo, Brasil
Trabalho desenvolvido para a JHSF, decorrente da implantação de um Complexo Multiuso, composto por outlet, centro comercial, condomínio residencial, aeroporto, hotel, faculdade, hospital, centro logístico, localizado no Km 60 da Rodovia Castelo Branco (SP-280), sentido interior de São Paulo, com previsão de implantação em diferentes fases.
Projeto de Estacionamento do Viário Interno
- Elaboração de Projeto Funcional de circulação de sistema viário de acesso, layout de vagas da área interna de estacionamento, incluindo circulação interna de caminhões de serviços, áreas de manobra e posicionamento das docas, pontos de acesso ao empreendimento, além de projeto executivo de sinalização viária (horizontal e vertical) e projetos funcionais de geometria dos pontos de acesso e saída do empreendimento e vias de circulação interna.
Projeto Funcional de Acesso e Dispositivos de Retorno
O Projeto Funcional de acessibilidade aos empreendimentos previstos pela JHSF constituído de alças de entrada e saída em ambos os lados da rodovia, ligadas por um sistema viário formado por duas rotatórias e um viaduto, o projeto teve como etapas principais:
- Elaboração de estudo de circulação unifilar;
- Elaboração de Projeto Funcional de acessibilidade a todo complexo Catarina conforme normativas DER;
- Elaboração de Perfis Verticais;
- Compatibilização com projetos de Arquitetura;
- Processo de aprovação junto a Concessionária e ARTESP.
Projeto Executivo do Acesso
Elaboração de detalhamento da alternativa de traçado apresentada no Projeto Funcional de acesso para fase 1 de implantação que previa acesso apenas ao Outlet Catarina, resultando nos seguintes projetos Executivos:
- Projeto de Geometria;
- Projeto de Terraplanagem;
- Projeto de Drenagem;
- Projeto de Pavimentação e Sinalização;
- Projeto de Iluminação;
- Projeto de Paisagismo.
Relatório de Impacto sobre o Tráfego
- Pesquisas de tráfego;
- Estudo de geração de viagens;
- Estudo dos dispositivos de controle de acesso (cancelas);
- Análise da capacidade/segurança viária de dispositivos de convergência, divergência, entrelace e segmento básico;
- Microssimulação de tráfego;
- Análise de capacidade de rotatórias existentes;
- Elaboração de novos modelos de geração de viagens.
As análises foram feitas para as situações previstas para o ano de inauguração do empreendimento (2013), para as diversas fases do empreendimento (2014, 2016, 2017 e 2018) e para o último ano do atual contrato de concessão da rodovia (2023), em cenários com e sem o empreendimento.
Softwares utilizados: HCS, Sidra Intersection e Aimsun