Estudo de Tráfego Rodoviário, Projeto Funcional de Acessibilidade e do Viário Interno Catarina Shopping em São Roque/SP

Cliente: Vila Catarina Shopping S.A.
Local: São Roque, São Paulo, Brasil

Trabalho desenvolvido para a JHSF, decorrente da implantação de um Complexo Multiuso, composto por outlet, centro comercial, condomínio residencial, aeroporto, hotel, faculdade, hospital, centro logístico, localizado no Km 60 da Rodovia Castelo Branco (SP-280), sentido interior de São Paulo, com previsão de implantação em diferentes fases.

Projeto de Estacionamento do Viário Interno
  • Elaboração de Projeto Funcional de circulação de sistema viário de acesso, layout de vagas da área interna de estacionamento, incluindo circulação interna de caminhões de serviços, áreas de manobra e posicionamento das docas, pontos de acesso ao empreendimento, além de projeto executivo de sinalização viária (horizontal e vertical) e projetos funcionais de geometria dos pontos de acesso e saída do empreendimento e vias de circulação interna.

Projeto Funcional de Acesso e Dispositivos de Retorno

O Projeto Funcional de acessibilidade aos empreendimentos previstos pela JHSF constituído de alças de entrada e saída em ambos os lados da rodovia, ligadas por um sistema viário formado por duas rotatórias e um viaduto, o projeto teve como etapas principais:
  • Elaboração de estudo de circulação unifilar;
  • Elaboração de Projeto Funcional de acessibilidade a todo complexo Catarina conforme normativas DER;
  • Elaboração de Perfis Verticais;
  • Compatibilização com projetos de Arquitetura;
  • Processo de aprovação junto a Concessionária e ARTESP.

Projeto Executivo do Acesso

Elaboração de detalhamento da alternativa de traçado apresentada no Projeto Funcional de acesso para fase 1 de implantação que previa acesso apenas ao Outlet Catarina, resultando nos seguintes projetos Executivos:
  • Projeto de Geometria;
  • Projeto de Terraplanagem;
  • Projeto de Drenagem;
  • Projeto de Pavimentação e Sinalização;
  • Projeto de Iluminação;
  • Projeto de Paisagismo.

Relatório de Impacto sobre o Tráfego
  • Pesquisas de tráfego;
  • Estudo de geração de viagens;
  • Estudo dos dispositivos de controle de acesso (cancelas);
  • Análise da capacidade/segurança viária de dispositivos de convergência, divergência, entrelace e segmento básico;
  • Microssimulação de tráfego;
  • Análise de capacidade de rotatórias existentes;
  • Elaboração de novos modelos de geração de viagens.

As análises foram feitas para as situações previstas para o ano de inauguração do empreendimento (2013), para as diversas fases do empreendimento (2014, 2016, 2017 e 2018) e para o último ano do atual contrato de concessão da rodovia (2023), em cenários com e sem o empreendimento.

 
Softwares utilizados: HCS, Sidra Intersection e Aimsun
Desenvolvido por Innova